domingo, 14 de fevereiro de 2010

Dia 7 - Dia de conhecer o Palácio da Justiça

Já cá estou à uma semana! E ainda nem sequer conheço metade de Praga! Bom, neste dia fui conhecer, finalmente, mais pessoal de ERASMUS e fomos também visitar o Palácio da Justiça!

O pessoal de ERASMUS é tudo malta 5 estrelas! Temos alemães, franceses, espanhóis, até indonésios! É muito fácil comunicar com eles, ninguém é antipático nem nada disso. E lá fomos todos juntinhos visitar o Palácio da Justiça! Basicamente ficámos a conhecer como é que funciona o sistema judicial em Praga, a estrutura dos tribunais, conhecemos duas senhoras juízas que falaram (com muita dificuldade) em inglês connosco para nos explicarem tudo isto. Ficámos a saber que, tal como no nosso grande país, o sistema aqui na República Checa também é muito lento, e explicaram-nos porquê. Então eu explico com um exemplo muito simples. Imaginem que são apanhados no metro sem bilhete e não pagam logo na altura. Mais cedo ou mais tarde, esse processo acaba por ir parar ao tribunal, e depois disso, está lá uma senhora, ou um senhor, que têm que rever esse processo tipo umas dez vezes, para terem a certeza que está tudo certo, ou errado, e depois, essa senhora, ou senhor, têm que ir tirar 30 000 fotocópias (ok tantas também não) para entregarem a vários tipos de juízes, que também vão analisar esse processo tipo umas dez vezes e só depois de todos entrarem num consenso é que o caso vai para tribunal, é aí que o caso é aberto. Portanto, como podem ver, durante este tempo todo, já passaram tipo, 2 anos!


Depois desta visita, que até foi engraçada, fomos todos almoçar num restaurante baratinho (claro, ERASMUS são todos pobres!). Até era simpático, os donos do restaurante puseram-nos numa sala privada, estávamos completamente sozinhos, e muito confortáveis (secalhar não queriam era uma cambada de alunos ERASMUS a afugentarem-lhes a clientela)! Lá comemos, e finalmente provei a minha primeira cerveja checa! Chama-se Cérny Pivo, e é preta! É boa, é muito suave e recomendo a todos!


E pronto, a seguir ao almoço lá foi cada um para o seu canto, e quando cheguei a "casa" pus-me a ver a minha série (estou mesmo viciado, embora já seja antiga) "Roswell".


Amanhã seria um novo dia!

1 comentário: